Configurando seu ambiente Windows

Transformar usa máquina em uma estação de trabalho nunca foi tão fácil!

Como você fará inicialmente códigos em Ruby usando o framework Ruby on Rails (aka: Rails), vai controlar a versão do seu código com Git... Muitos termos novos? Não sabe do que estamos falando? Sem problemas. Vamos configurar tudo para você começar logo a resolver nossos desafios e aprender tudo isso!

O caminho mais fácil para instalar seu ambiente de desenvolvimento com Ruby on Rails no Windows é usando o Rails Installer.

Apesar de ser um pouco desatualizado, esse instalador vai tornar sua vida de programador Ruby um pouco mais fácil no Windows.

Vamos começar!

Esse tutorial possui um vídeo que demonstra o passo a passo descrito abaixo. Fique a vontade para escolher a melhor opção :)

Rails Installer

Acesse o link http://www.railsinstaller.org/en (ou baixe diretamente aqui).

alt Página do Rails Installer

Apesar de existir uma versão em pt-br do site, o instalador disponível lá está muito desatualizado. Prefira a versão no link em inglês.

Escolha a versão Ruby 2.1.

Depois de baixá-lo, siga os procedimentos de instalação no Windows, duplo click, Next, Next ... Mas atenção com a última etapa!

alt Next next ...

Será exibida a opção de configurar o Git/GitHub. Deixe essa opção marcada e clique em 'Finish'.

alt Deixe marcada a opção de configurar o Git

Será aberto um Prompt de Comando aguardando que você informe seu nome. Essa informação será usada pelo Git pra registrar o autor do código produzido nessa máquina. De preferência, informe seu nome e sobrenome, por exemplo: João Silva.

Pressione Enter para avançar para a próxima configuração: seu email. Mais uma vez é uma informação para registrar o autor dos commits nessa máquina. Informe o email e pressione Enter novamente.

alt Configurando nome e email no Git

Agora, atenção ao próximo passo. Será exibido um resumo da instalação. Neste resumo é informado que já foi gerada uma chave SSH e ela já foi copiada para sua clipboard. Faça os seguintes passos:

  1. Abra o Bloco de Notas (notepad) e cole esse conteúdo (CTRL V)
  2. Acesse o Code Saga, clique no seu nome no menu à direita e em Chaves SSH
  3. Clique no botão Nova Chave e preencha o campo Rsa key com a chave SSH que você colou no Bloco de Notas
  4. Escolha um label que se adeque à máquina que você está configurando (seu notebook, seu desktop, sua máquina no trabalho etc.)
  5. Clique em add key

Pronto! Além de instalar Ruby, Rails e Git você já configurou 100% do seu ambiente Git para usar no Code Saga. Para trabalhar nos desafios recomendamos que você use o Git Bash que foi instalado. Basta procurar por ele nos seus aplicativos :)

Para entender mais como o Git Bash vai funcionar, você pode ver o tutorial Comandos Básicos Shell

alt Use o Git Bash para trabalhar nos desafios do Code Saga

Atualizando o RubyGems

Infelizmente a versão do RubyGems instalada pelo Rails Installer precisa de atualização para funcionar corretamente. Mais detalhes sobre este problema estão descritos em http://guides.rubygems.org/ssl-certificate-update/#installing-using-update-packages-new.

De forma resumida, você vai precisar fazer os seguintes passos:

  1. Faça o download do certificado de segurança atualizado em https://raw.githubusercontent.com/rubygems/rubygems/a8aa3bac723f045c52471c7b9328310a048561e0/lib/rubygems/ssl_certs/AddTrustExternalCARoot-2048.pem. Cuidado, você deve manter a extensão .pem do arquivo. Dica: Clique com o botão direito do mouse e use o "Salvar link como".

  2. Copie o arquivo AddTrustExternalCARoot-2048.pem para o seguinte caminho: C:\RailsInstaller\Ruby2.1.0\lib\ruby\2.1.0\rubygems\ssl_certs

Tudo pronto!

Você configurou de uma única vez Ruby, Rails, Git e já adicionou sua chave SSH ao Code Saga. Sua máquina é uma estação de trabalho pronta para os desafios :)

Faça login para comentar.

Entrar

33 Comentários

Luciano Carrafa Benfica

Luciano Carrafa Benfica há 8 meses

Bom dia, fiz o download mais atual do ruby, na hora de colar o arquivo AddTrustExternalCARoot-2048.pem minha instalação ja tem esse arquivo, preciso colar ele assim mesmo?


Luciano Carrafa Benfica

Luciano Carrafa Benfica há 8 meses

Não precisou colar o arquivo já que a versão que fiz o download já vem com esse arquivo na pasta. Deu certo o exemplo do localhost:3000


Aloisiojr1910

Aloisiojr1910 há 8 meses

Boa tarde, antes de colar a chave SSH, eu copiei um outro texto, teria como copiar ela novamente?


Henrique Morato

Henrique Morato há 8 meses

Você pode no Git Bash (que foi instalado junto com o Git) usar o comando clip < ~/.ssh/id_rsa.pub para copiar sua chave.

Vou responder aqui de novo pra ficar como solução :)


hpmoreira

hpmoreira há 8 meses

Boa tarde. Assim que fiz a instalação do Rails Installer, descobri que meu irmão já havia utilizado no computador. Os dados de usuário, nome de usuário e e-mail são do meu irmão. Posso utilizar sendo este mesmo usuário ou preciso alterar ? Se for preciso alterar, como faço este processo ?


Henrique Morato

Henrique Morato há 8 meses

Você fala dos usuários do git?


hpmoreira

hpmoreira há 8 meses

Consegui resolver já. Obrigado :)


Matheus Gonçalves

Matheus Gonçalves há 8 meses

Ótimo tutorial! Agora só partir para os desafios.


Luis Reis

Luis Reis há mais de 1 ano

Excelente tutorial, tudo funcionando por aqui. Agora, vamos desenvolver :D


Dany Silva

Dany Silva há mais de 1 ano

Deu certo praticamente tudo, porém estou com duas chaves SSH, por que comecei a instalar e configurar no ubuntu e agora configurei o espaço utilizando o Windows, então não sei se dá pra saber qual das duas chaves é a prioritária.Se alguém poder me dá uma dica, para verificar quais das duas está setada como a primária. Fico grata. ;-)


Alan Rafael R. Batista

Alan Rafael R. Batista há mais de 1 ano

Não existe chave prioritária, se a chave que você for usar aqui no Code Saga já tiver sido submetida aqui não terá erro! Vai tudo funcionar certinho ;)


raquelserver

raquelserver há mais de 1 ano

Consegui instalar e fazer as configurações, agora começar a jogar e aprender ...Obrigada pelo tutorial, bem explicado.


Roberto D'Alessandro Guimarães

Roberto D'Alessandro Guimarães há quase 2 anos

Muito prático, parabéns pela didática!


Ricvidal

Ricvidal há mais de 2 anos

Qual o papel dos seguintes itens: Ruby, Railsinstaller, Git, commits, ? Quem é quem na ordem do dia? rsrs Estou sem entender ainda. Perdão pela ignorância quero aprender programação, tive contato a vinte anos com a linguagem "pascal" que já se foi a milhares de anos rsrs, hoje observo que fala-se muito em HTML, JAVA, ANDROID, não sei como se relacionam e interagem entre-se como se criam ou se anexam a um banco de dados, como se criam e relacionam tabelas, e se são voltadas a objetos gráficos tbm, em fim so tenho dúvidas.


Alan Rafael R. Batista

Alan Rafael R. Batista há mais de 2 anos

Acho que git, commits e afins você verá muito por aqui. RailsInstaller é um instalador para windows que com um único executável instala o Ruby (linguagem de programação), Rails (framework para facilitar criar aplicações Web), Git (software de controle de versão), Git bash (software que emula um terminal de linha de comando no windows). Abraço


Ricvidal

Ricvidal há mais de 2 anos

Alan Rafael, quero agradecer pelas dicas, o meu deu problemas também, semelhante a dos colegas que também resolvi ao baixar o arquivo que vc sugeriu para a pasta que sugeriu. Minha dúvida é: porque deu aquele problema e porque aquela foi a solução? Gostaria de entender se puder explicar claro. Minha versão é mais atualizada que a mostrada no exemplo.


Alan Rafael R. Batista

Alan Rafael R. Batista há mais de 2 anos

Acho que o motivo é esse, a versão do RailsInstaller foi atualizada e os certificados também.


RenanFonseca

RenanFonseca há mais de 2 anos

deu isso >> Could not verify the SSL certificate for


RenanFonseca

RenanFonseca há mais de 2 anos

no meu não da certo de jeito nenhum


gabrielmarinhoo

gabrielmarinhoo há mais de 2 anos

o meu bundle não ta instalando o que eu faço?


Bscruz19

Bscruz19 há mais de 2 anos

pode ser sua versão do bundle tenta fazer o seguinte gem uninstall bundler e depois gem install bundler --version 1.13.0

eu estava tendo o mesmo problema e resolveu espero que ajude


Bruno-Goudric

Bruno-Goudric há mais de 2 anos

Boa tarde, consegui fazer a instalação corretamente


Wendel P. Santos

Wendel P. Santos há mais de 2 anos

Boa tarde, tentei seguir o tutorial, deu o mesmo erro de todos.. e tentei fazer a correção seguindo os passos de exportação que o Alan ensinou, mas ainda esta ocorrendo o erro... estou usando o windows 7,,, só por curiosidade, o download feito é em txt?


Wendel P. Santos

Wendel P. Santos há mais de 2 anos

Opa.. sou eu novamente.. hehehe.... Tirei a extensão .txt e executei o comando novamente.. e funcionou corretamente agora... Desde já obrigado...


Bscruz19

Bscruz19 há mais de 2 anos

Olá Eu segui todos os passos, no entanto, quando vou iniciar um projeto para testar dando um rails new nomeprojeto ele gera um erro quando o bundler vai rodar

este erro: Fetching source index from https://rubygems.org/ Retrying fetcher due to error (2/4): Bundler::Fetcher::CertificateFailureError C ould not verify the SSL certificate for https://rubygems.org/. There is a chance you are experiencing a man-in-the-middle attack, but most like ly your system doesn't have the CA certificates needed for verification. For inf ormation about OpenSSL certificates, see http://bit.ly/ruby-ssl. To connect with out using SSL, edit your Gemfile sources and change 'https' to 'http'. Retrying fetcher due to error (3/4): Bundler::Fetcher::CertificateFailureError C ould not verify the SSL certificate for https://rubygems.org/. There is a chance you are experiencing a man-in-the-middle attack, but most like ly your system doesn't have the CA certificates needed for verification. For inf ormation about OpenSSL certificates, see http://bit.ly/ruby-ssl. To connect with out using SSL, edit your Gemfile sources and change 'https' to 'http'. Retrying fetcher due to error (4/4): Bundler::Fetcher::CertificateFailureError C ould not verify the SSL certificate for https://rubygems.org/. There is a chance you are experiencing a man-in-the-middle attack, but most like ly your system doesn't have the CA certificates needed for verification. For inf ormation about OpenSSL certificates, see http://bit.ly/ruby-ssl. To connect with out using SSL, edit your Gemfile sources and change 'https' to 'http'. Could not verify the SSL certificate for https://rubygems.org/. There is a chance you are experiencing a man-in-the-middle attack, but most likely your system doesn't have the CA certificates needed for verification. For

information about OpenSSL certificates, see http://bit.ly/ruby-ssl. To connect without using SSL, edit your Gemfile sources and change 'https' to 'http'.

Teria algo que eu poderia fazer para resolver isto? Agradeço desde já!


Alan Rafael R. Batista

Alan Rafael R. Batista há mais de 2 anos

Tente o seguinte:

  • Baixe o arquivo https://curl.haxx.se/ca/cacert.pem na pasta C:\RailsInstaller\
  • Rode o comando no terminal do git bash: export SSLCERTFILE=/c/RailsInstaller/cacert.pem

Isso provavelmente vai resolver o problema.


Bscruz19

Bscruz19 há mais de 2 anos

Alan, Muito Obrigado, Eu precisava fazer isso e instalar uma versão mais antiga do bundler.


ad3m1r

ad3m1r há mais de 2 anos

mesmo problema do williamisfranciscodasilva... "Segui os passos para atualizar o RubyGems, mas mesmo assim não está dando certo. O detalhe é que o méu é: C:\RailsInstaller\Ruby2.2.0\lib\ruby\2.2.0\rubygems\ssl_certs e não o descrito acima e no vídeo, será que é por isso? já que a versão que eu instalei é a mais recente, existe outra maneira de fazer essa atualização?"


Alan Rafael R. Batista

Alan Rafael R. Batista há mais de 2 anos

Tente o seguinte:

  • Baixe o arquivo https://curl.haxx.se/ca/cacert.pem na pasta C:\RailsInstaller\
  • Rode o comando no terminal do git bash: export SSLCERTFILE=/c/RailsInstaller/cacert.pem

Isso provavelmente vai resolver o problema.


williamisfranciscodasilva

williamisfranciscodasilva há mais de 2 anos

Boa noite pessoal!

Segui os passos para atualizar o RubyGems, mas mesmo assim não está dando certo. O detalhe é que o méu é: C:\RailsInstaller\Ruby2.2.0\lib\ruby\2.2.0\rubygems\ssl_certs e não o descrito acima e no vídeo, será que é por isso? já que a versão que eu instalei é a mais recente, existe outra maneira de fazer essa atualização?

Alguém pode me ajudar?


Alan Rafael R. Batista

Alan Rafael R. Batista há mais de 2 anos

Tente o seguinte:

  • Baixe o arquivo https://curl.haxx.se/ca/cacert.pem na pasta C:\RailsInstaller\
  • Rode o comando no terminal do git bash: export SSLCERTFILE=/c/RailsInstaller/cacert.pem

Isso provavelmente vai resolver o problema.


williamisfranciscodasilva

williamisfranciscodasilva há mais de 2 anos

Alan muito obrigado pela ajuda! Deu certo :D Agora vamos aos desafios!


Alan Rafael R. Batista

Alan Rafael R. Batista há mais de 2 anos

Que bom! Seria interessante criar uma variável de ambiente na sua máquina para evitar ter que rodar "export SSLCERTFILE=/c/RailsInstaller/cacert.pem" toda vez que precisar instalar uma nova gem (biblioteca ruby) na sua máquina.

Cria uma variável com o nome SSLCERTFILE e com o conteúdo c:\RailsInstaller\cacert.pem


adsAlecsandro

adsAlecsandro há mais de 2 anos

Prontinho! =D


ezaaki

ezaaki há mais de 2 anos

Boa tarde segui o tutorial, porém ao atualizar o RubyGems recebi o seguinte erro: "OpenSSL::X509::StoreError: An error occurred while installing rake (11.3.0), and Bundler cannot continue. Make sure that gem install rake -v '11.3.0' succeeds before bundling."

poderiam me ajudar?

Grato


João Almeida

João Almeida há mais de 2 anos

O que você estava tentando fazer quando o problema aconteceu ezaaki?